ASSINE
search button

Fazendeiros planejam invadir prédio do Ibama em RO, diz PF

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A Polícia Federal informou neste sábado que a Justiça Federal pediu o apoio para evitar que madeireiros, toureiros e fazendeiros de Rondônia invadam prédios do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo a PF, fazendeiros das regiões de Jaci-Paraná, Buritis, Rio Pardo e Alto Paraíso se articulam para o protesto na próxima segunda-feira.

O Sipam e o Ibama seriam vítimas dos protestos por serem órgãos ligados ao combate ao desmatamento e à exploração irregular de recursos naturais da Floresta Nacional Bom Futuro. Ao ser comunicado do movimento, o Ibama entrou com uma ação na Justiça para impedir a ocupação de seus prédios.

A Justiça Federal determinou que os manifestantes se abstenham de invadir qualquer instalação do Ibama. Caso eles descumpram a decisão, deverão pagar uma multa de R$ 1 mil por dia de ocupação.

As Polícias Militar e Rodoviária Federal também foram comunicadas da realização do movimento. Caso a decisão judicial seja descumprida, os líderes e demais participantes do movimento poderão ser presos em flagrante e processados pelos crimes de constrangimento ilegal, desobediência, desacato, e outros relativos a violências porventura cometidas e a danos infligidos ao patrimônio da União, informou a PF.