ASSINE
search button

Unicamp: Dilma cursou mestrado, mas não o terminou

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - A Universidade de Campinas (Unicamp) esclareceu, em nota, que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi aluna dos programas de mestrado e doutorado da universidade, mas não concluiu a elaboração e a defesa de teses nos cursos, necessários para a obtenção dos títulos de mestre e doutor. Anteriormente a universidade havia informado que Dilma não havia sido sequer matriculada no mestrado. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A divergência em relação ao currículo da ministra surgiu após reportagem publicada pela revista Piauí, que constatou, por meio da verificação do arquivo morto da universidade, que Dilma chegou a se matricular no curso de doutorado, em 1998, mas o abandonou em 2004. Mesmo assim, na Plataforma Lattes, base de dados de currículos e instituições, Dilma se identifica como mestra em ciências econômicas, pela Unicamp, com título obtido em 1979, e informa que começou, em 1998, doutorado em ciências sociais aplicadas.

- O erro decorreu do fato de que, ao efetuar a busca do nome da pós-graduanda no sistema de registros acadêmicos da Unicamp, deixou-se de levar em conta o sobrenome final (Linhares) que a sra. Dilma Vana Rousseff usava na época, e que já não consta de seu registro acadêmico do curso de doutorado - informou a Unicamp, de acordo com a Folha.

Após a revista ter indicado o erro, Dilma admitiu o equívoco. Ela afirmou que concluiu todos os créditos dos dois cursos, porém alegou que não teve tempo hábil para defender as respectivas teses porque as funções públicas que ocupava não lhe permitiram.