Marina Mello, Portal Terra
BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota nesta quinta-feira dizendo que, apesar de ser o presidente de honra da Fundação Sarney, ele não tem qualquer responsabilidade sobre questões administrativas da instituição.
"O senador José Sarney é presidente de honra da Fundação que leva seu nome, tendo sido seu fundador. Não participa de tal administração, nem tem responsabilidade sobre ela. Os esclarecimentos das acusações publicadas na imprensa deverão ser prestados pelos administradores legalmente constituídos", diz a nota, assinada pela Secretaria de Imprensa de Sarney.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira apontou que a Fundação José Sarney em São Luís (MA) teria recebido R$ 1,3 milhão da Petrobras e repassado parte do dinheiro a empresas prestadoras de serviço com endereços fictícios na capital maranhense. O dinheiro também teria sido enviado para emissoras de rádio e de TV da família Sarney e para uma conta paralela que nada teria a ver com o projeto.
A verba foi transferida da estatal para a fundação em 2005, após ato solene com a participação de Sarney e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. O repasse ocorreu pela Lei Rouanet, que garante incentivos fiscais às empresas que aceitam investir em projetos culturais.