Inscrições para concurso do Ministério do Planejamento vão até domingo

JB Online

BRASÍLIA - Neste domingo, 12, às 18h,termina o prazo para inscrições para o concurso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Foi anunciada a criação de mais cem vagas para o cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental, de nível superior com salário de R$ 10.905,76.

O candidato pode inscrever-se pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 130, devendo ser efetuada através da GRU Cobrança, pagável em toda a rede bancária, até o dia 13 de julho.

A prova objetiva, com 140 questões divididas igualmente entre Conhecimentos Básicos e Especializados, está prevista para 30 de agosto.

Fabio Gonçalves, vice-presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos alerta para que o candidatos fiquem atentos à pontuação necessária à aprovação. A prova discursiva será dividida em quatro partes, totalizando 120 pontos, enquanto a prova objetiva terá uma pontuação máxima de 195 pontos.

O Curso de Formação terá duração mínima de 240 horas a ser realizado em Brasília-DF, pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, será regido por edital e regulamentos próprios, que estabelecerão a frequência e o rendimento mínimos a serem exigidos e demais condições de aprovação, podendo ser ministrado, inclusive, aos sábados, domingos e feriados e, ainda, em horário noturno.

Fábio explica ainda que o cargo de especialista em políticas públicas e gestão governamental é voltado ao planejamento, elaboração, execução e acompanhamento de políticas do interesse da sociedade. Os gestores são escolhidos para atender projetos estratégicos do governo e precisam deter amplo conhecimento sobre o funcionamento do Estado, com capacidade profissional .

Ele lembra que o Ministério do Planejamento é responsável pela liberação de recursos necessários à realização de todos os concursos públicos autorizados no país. Estar nesse órgão (MPOG) significa trabalhar com a oportunidade de criação de vagas para todos os brasileiros que buscam um emprego com estabilidade , afirma.

Os locais de provas são Brasília, (sede do Ministério), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). As datas e os horários de aplicação das provas serão confirmados e divulgados no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br.

Os aprovados serão lotados no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e terão exercício em Brasília-DF após a nomeação.

O prazo de validade do concurso será de 180 dias, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado da Segunda Etapa do concurso.