Lula estreia coluna semanal em 94 jornais do país

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a publicar nesta terça-feira uma coluna semanal em 94 jornais regionais, na qual responde a três perguntas feitas por cidadãos. A coluna 'O Presidente Responde' será publicada a cada terça-feira e os jornais que manifestaram interesse em publicá-la deverão enviar à Secretaria de Imprensa da Presidência as perguntas que seus leitores querem que Lula responda.

Nesta primeira coluna, Lula respondeu dúvidas sobre gastos com a Copa do Mundo de Futebol de 2014, além de falar sobre o programa Minha Casa, Minha Vida e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto à primeira, o presidente afirmou que será um "planejamento detalhado das obras" para evitar gastos desnecessários. Na segunda pergunta, Lula responde sobre o uso do INSS no programa habitacional do governo e diz que o cadastramento pela internet poderá ser adotado. Por fim, o petista, questionado sobre a dificuldade de "oferecer assistência médica de qualidade pelo SUS", responde que deve se entender que o Brasil tem "o maior sistema de saúde pública do mundo" e que recursos expressivos foram perdidos com a derrubada da CPMF.

Desde que assumiu o poder, em 2003, Lula mantém o programa de rádio semanal "Café com o Presidente", no qual comenta assuntos da atualidade nacional e internacional, mas sem participação do público. Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, outro projeto discutido é a criação do "Blog do Presidente", que está em fase de preparação e deve começar a funcionar no final deste mês.