ASSINE
search button

FHC elogia manutenção de estabilidade do Real

Compartilhar

Jornal do Brasil

BRASÍLIA - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reclamou, durante a sessão comemorativa dos 15 anos do Plano Real, nesta terça-feira, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca fez uma declaração sobre a importância do plano para o seu governo. O tucano, no entanto, afirmou que reconhece a competência do governo Lula para manter a estabilidade econômica.

Medindo as palavras para não criar constrangimentos, o ex-presidente alfinetou seu sucessor dizendo que ele manteve parte de seu estilo e modelo econômico.

Seria injusto se eu dissesse que ele esta apenas surfando na onda do Real. Ele usou, mas não reconheceu. Até agora ele não disse uma palavra de reconhecimento que o Real e de tudo que nós fizemos no meu governo trouxeram para o Brasil. Mas ele fez também a parte dele afirmou. O ex-presidente também disse que nunca pretendeu agir na oposição como o PT na época de seus mandatos. Eu não quero ser como o PT foi comigo e dizer que nada serviu. Para começar, ele (Lula) seguiu tudo ou quase tudo que foi de política macroeconômica, então não acho que esteja surfando não, ele também tem a contribuição dele.

Na avaliação do tucano, o país tem problemas, mas apresenta avanços que são fruto de vários governos.

Acho que o Brasil está avançando, mas não vim para fazer criticas, é como numa corrida que você entrega a faixa de uma equipe para outra equipe até chegar a um resultado melhor comparou. Fernando Henrique falou também sobre o que espera dos próximos governantes do país. Eu acho que o futuro que precisamos divisar para o Brasil, como sociedade, é um futuro de mais decência, frugalidade, simplicidade. O mundo mudou muito. Não podemos continuar com tantos vaivéns, com tanta ostentação, desperdício, com tanta miudeza.