Alexandra de Barros, Portal Terra
RECIFE - Cinco pessoas foram mortas no acampamento Chico Mendes, que é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no final da tarde dessa segunda-feira. O local fica no Distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Entre os mortos está o líder do acampamento, João Pereira da Silva, de 39 anos. Segundo a polícia, o crime aconteceu quando as vítimas estavam trabalhando na construção da casa de Silva.
Na hora do crime, seis pessoas trabalhavam no local. Por volta das 17h30, dois homens teriam chegado numa moto e atirado contra o grupo. Morreram na hora, além de João Pereira da Silva, Juarez Cesário da Silva, de 20 anos; Natalício Gomes da Silva, 36; e outro rapaz identificado apenas como Dedé.
As vítimas seriam integrantes de um acampamento localizado na cidade vizinha de Caruaru. O quinto morto chegou a ser socorrido com vida para o Hospital de Brejo da Madre de Deus, mas não sobreviveu. O sexto homem que estava na obra foi baleado e encaminhado ao Hospital Geral do Agreste, em Caruaru.
Ainda segundo a polícia, além da casa de João Pereira, estavam sendo construídos mais nove imóveis no assentamento, que existe há três anos. Ainda não há informações sobre a identidade dos atiradores ou a motivação da chacina.
O coordenador estadual do MST, Jaime Amorim, esteve no acampamento e disse não acreditar em motivações agrárias para o crime, já que o assentamento é consolidado e não apresenta registro de conflitos.