Em 24 horas, PE registra chuva equivalente a 40% do mês

Alexandra Torres, Portal Terra

RECIFE - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que choveu em 24 horas em Pernambuco 40% do total previsto para todo o mês de julho. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), da noite deste domingo até a manhã desta segunda-feira, foram registrados dez deslizamentos de barreiras nos municípios de Olinda, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru.

No interior, a situação mais crítica é a do município de Camutanga, na Zona da Mata, onde a barragem Santo Antônio apresenta risco de rompimento. Segundo o coordenador da Codecipe, Major Cássio Sinomar, algumas ações emergenciais foram realizadas para diminuir os riscos de rompimento. "Realizamos algumas aberturas laterais na barragem e conseguimos baixar o nível da água o que diminuiu a pressão no paredão", explicou.

Ainda na Zona da Mata norte, o rio Goiana subiu de nível fazendo com que seis famílias que moravam perto das margens fossem retiradas pela Defesa Civil das residências por precaução. "A retirada é preventiva para evitarmos problemas mais graves", disse o coordenador.

Na capital pernambucana, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou 347 ocorrências. Ocorreram 29 deslizamentos, o desabamento parcial de seis casas, e o dano em sete muros, além da remoção de 19 famílias para casas de parentes.