Região metropolitana de SP estuda adotar toque de recolher

Portal Terra

SÃO PAULO - O toque de recolher para crianças e adolescentes, medida adotada em três cidades no interior de São Paulo e em outros sete Estados, começa a ser debatido também na região metropolitana do Estado - Santo André, Diadema, Guarulhos e Ribeirão Pires. Outras 16 cidades paulistas estudam a possibilidade de adoção. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

-Reconheço a polêmica do assunto. Mas a situação não pode continuar do jeito que está, com jovens e crianças bebendo até altas horas nas ruas - afirmou o vereador de Guarulhos Francisco Ferreira Brasil (PTN). Ele propôs um projeto segundo o qual o Conselho Tutelar poderá realizar o toque de recolher.

No ABC Paulista, outros três vereadores também apresentaram propostas nesse sentido. Juízes da Infância e Juventude da região se posicionaram contra a medida.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou em sua 175ª assembléia parecer contrário ao toque de recolher. O parecer consta em um relatório conclusivo divulgado pelo Conanda, cuja responsabilidade também é de regulamentar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em todo o País.