Nebulosidade e frio marcam o sábado no centro-sul do País

Portal Terra

SÃO PAULO - As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste devem ter tempo nublado e baixas temperaturas neste sábado. Segundo a Climatempo, a posição da alta pressão mantém ventos moderados de sudeste/leste no setor costeiro do Sul e do Sudeste, mantendo muita nebulosidade, deixando a temperatura amena. No Centro-Oeste, a umidade do ar deve cair e uma nova frente fria pode se formar no Sul.

Junto à frente fria que avança pela Bahia, a alta pressão atmosférica que a acompanha se desloca para o oceano. Uma massa de ar seco predomina sobre o continente, avançando pelos Estados do Norte, como Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará, e do Nordeste, como sul do Maranhão, do Piauí e interior do Pernambuco e da Bahia, inibindo formação de nuvens de chuva. Este avanço da massa de ar pelo Nordeste deve afasta a convergência intertropical para norte, que ainda atua no norte do Pará e Amapá.

Sudeste

Nesse sábado, áreas de instabilidade vindas do interior do continente provocam chuva no Rio, no centro-sul do Espírito Santo, no sul, no leste e no oeste de São Paulo, no Vale do Rio Doce e na Zona da Mata Mineira.

O sol deve predominar e não chove somente no norte e noroeste de Minas Gerais. Nas outras áreas, o sol pode aparecer entre muitas nuvens e chove. No litoral do Sudeste as ondas devem aumentar.

Sul

O tempo fica chuvoso no centro-norte e no leste do Paraná e no leste de Santa Catarina. Nas outras áreas paranaenses e catarinenses e também no norte gaúcho, o sol deve predominar, mas sempre entre muitas nuvens. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o tempo pode seguir firme, o sol aparece forte e a temperatura deve entrar em lenta elevação. No litoral, o mar pode ficar agitado.

Centro-Oeste

Neste sábado, áreas de instabilidade provocam chuva do sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas sul mato grossenses, no centro sul de Goiás e na região de Barra do Garça, o sol deve aparecer, mas o aumento de nebulosidade pode provocar chuva. Uma grande massa de ar seco predomina nas outras áreas. Nestas regiões, o sol deve brilhar forte e não há previsão de chuva.

Norte

O sol pode predominar, faz calor e não deve chove em Tocantins, no sul e no sudeste do Pará e no sul de Rondônia. O sol pode aparecer sempre entre muitas nuvens e chove no centro-norte do Amazonas, em Roraima e no extremo noroeste do Pará. Nas outras áreas do Norte, o sol deve brilhar forte entre poucas nuvens e pode chover de forma passageira.

Nordeste

Neste sábado, o sol aparece entre muitas nuvens e áreas de instabilidade que vêm do mar devem provocar chuva em Sergipe, no litoral do Alagoas, no litoral centro e norte da Bahia e na região da Chapada Diamantina.

No interior da Bahia, no sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí, e no oeste pernambucano, uma massa de ar seco pode inibir a formação de nuvens carregadas e o sol brilha forte. Nas outras áreas, o sol deve aparecer entre poucas nuvens e pode chover de forma passageira.