Lula lança Território da Paz em Porto Alegre

Agência Brasil

PORTO ALEGRE - Porto Alegre (RS) foi a primeira capital da Região Sul a receber o programa Território da Paz, do Ministério da Justiça. O lançamento foi feito nesta sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa é composto de 27 ações para reforçar a segurança nas comunidades de Lomba do Pinheiro, Bom Jesus, Restinga e Cruzeiro.

Em discurso, Lula disse que o Território da Paz, que integra do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), tem o intuito de mudar a relação entre a polícia e as comunidades concedendo ao policiais bolsas para formação.

- Estamos querendo mudar e investir na formação profissional do soldado, além de aprender a usar o cacetete e o revólver, ele vai aprender a usar a educação para lidar com as pessoas - disse.

Entre as ações do Território da Paz estão atividades de formação profissional, esporte e lazer para jovens e a concessão de auxílio financeiro mensal de R$ 100. Mulheres também serão capacitadas para atuar na prevenção de conflitos na comunidade.