Termina hoje o prazo para pedir isenção de taxa no Enem

JB Online

BRASÍLIA - O prazo para solicitar isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) termina nesta sexta-feira. Alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas podem se inscrever ao Enem gratuitamente. Também não pagam taxa todos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008. Para os outros casos, a isenção deverá ser solicitada, no endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao.

A relação de pedidos deferidos será divulgada até 3 de julho. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição custa R$ 35, como no ano passado.

As inscrições para o Enem podem ser feitas até as 23h59 do dia 17 de julho (horário de Brasília). Os candidatos podem fazer a inscrição pelo site www.enem.inep.gov.br/inscricao. Todas as inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela internet.

É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento. Os comprovantes de inscrição estarão disponíveis via web até o dia 24 de julho.

Estudantes que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e estão interessados na certificação do ensino médio poderão se inscrever até as 23h59 do dia 19 de julho. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis até 31 de julho.

A prova terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, distribuídos entre os dias 3 e 4 de outubro.