Fim de semana deve ter sol no Centro-Sul, mas temperatura cai

Portal Terra

RIO - O final de semana deve começar com chuva no Norte, Nordeste e parte do Sudeste. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), nesta sexta-feira as precipitações devem atingir essas áreas, enquanto o resto do Brasil deve ter tempo seco. Com o início do inverno, o frio deve chegar ao país.

Nesta sexta-feira, somente o Espírito Santo deve ter chuva isolada durante o dia. No leste de Minas Gerais e centro-norte do Rio de Janeiro, o sol deve aparecer entre muitas nuvens. Nas demais áreas da região, o tempo deve ser seco. A temperatura máxima deve ficar em 30° C, no norte de Minas Gerais, e a mínima em 2° C, na Serra da Canastra.

No dia seguinte, a chuva ainda deve atingir o Espírito Santo, mas apenas no leste. Nas demais áreas do Estado, no centro-leste e norte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro o sol deve aparecer acompanhado de muitas nuvens. No resto da região, devem aparecer poucas nuvens, com chance de nevoeiro em São Paulo e sul de Minas. As temperaturas devem ficar amenas no centro-sul do Sudeste.

Ainda de acordo com o Cptec, o tempo não deve mudar na região nos próximos dias.

Sul

Na sexta-feira, o sol deve aparecer na região. Nuvens apenas no leste da região. A temperatura, contudo, devem cair durante a madrugada e pode ocorrer geada nas áreas de serra. As temperaturas devem ficar entre 25° C, no norte do Paraná, e 0° C, na Serra Catarinense.

No sábado, devem ocorrer pancadas de chuva no sul e oeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas o sol deve aparecer, mas as temperaturas continuam baixas. Há chance de nevoeiro no Sul. Nos dias seguintes, o sul e oeste gaúcho devem continuar com pancadas de chuva, mas de maior intensidade. Nas demais áreas do Estado, o sol deve aparecer entre nuvens e há chance de chuva. No Paraná e Santa Catarina o sol ainda predomina. As temperaturas devem continuar baixas no início do inverno.

Nordeste

Na sexta-feira, a faixa leste deve ter chuva a qualquer hora do dia. A chuva deve aparecer também no centro-norte do Piauí e no Ceará. Nas demais áreas o sol deve aparecer entre poucas nuvens. As temperaturas devem ficar entre 34° C, no norte do Piauí, e 14° C, no centro da Bahia.

No sábado, a faixa leste, o Maranhão, o norte do Piauí e o norte do Ceará devem ter chuva. Nas demais áreas o sol deve ser acompanhado de nuvens. Nos dois dias seguintes, não deve haver grandes mudanças no Nordeste.

Norte

Na sexta-feira, a chance de chuva é pequena no centro de Tocantins, no sul e oeste do Pará e no leste do Amazonas. Nas demais áreas, o tempo deve ser seco. A temperatura máxima prevista é de 35° C, no norte de Rondônia, e a mínima é de 18° C, no leste do Rondônia.

No sábado, com exceção do centro-sul de Tocantins, que deve ter sol entre poucas nuvens, o dia deve ter nebulosidade e pancadas de chuva. Não deve haver mudança nas temperaturas.

Nos próximos dois dias, o tempo deve seguir sem grandes mudanças na região.

Centro-Oeste

Na sexta-feira, possibilidade de chuva apenas no norte de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás há a chance de nevoeiro. As temperaturas devem ficar entre 35° C, no noroeste de Goiás, e 8° C, no sul de Mato Grosso do Sul. O sábado deve ser de tempo seco na região. As temperaturas devem ficar estáveis.

Nos dias seguintes, a chuva deve chegar apenas no extremo oeste da região. As temperaturas não devem sofrer grandes mudanças.