Sacolas de feira, coloridas, inspiram novas coleções

Iesa Rodrigues, Jornal do Brasil

SÃO PAULO - As sacolas que servem para carregar frutas e verduras, na volta da feira-livre, ganham um novo status diferente, muito sofisticado nessa terceira noite do São Paulo Fashon Week. Elas já eram cult, como bolsas mesmo, mas agora que a Maria Bonita desfilou mostrando vestidos e bermudas feitas no mesmo material das coloridas sacolas, esses objetos viram verdadeiros sonhos de consumo.

Da feira, a marca carioca dirigida por Malba Paiva e Alexandre Aquino veio com calças em tecido de rede, estampas quadriculadas e o resto foi a continuação do valor da alfaiataria, no corte dos blazers com palas e aberturas nas costas, nos macacões-camisetas e nas bermudas de cós alto, tradicionais modelos da Maria Bonita, desde sua fundação nos anos 80.

Se a estação exige transparências, esta se desloca para os sapatos e sandálias. O desfile ao som de música brasileira aconteceu na sala cercada de tábuas de caixote, outro ícone das feiras. Mas há sempre um toque de requinte na moda da Maria Bonita.

Desta vez, além dos bordados e sedas, outro objetinho popular, que vende em qualquer camelô, foi também transformado em artigo de luxo, graças aos truques da moda. É o prendedor de cabelos, mais conhecido como piranha, que ganhou a versão Maria Bonita, feito em prata.

Jogos americanos

A mesma estampa ou efeito quadriculado colorido fez parte da coleção feminina de Alexandre Herchcovitch. No entanto, longe das populares feiras-livres, ele se inspirou nos jogos americanos, o rugby, o futebol americano.

Eles foram pretexto para elaboradas modelagens com estruturas metálicas, como usam os jogadores para se proteger da violência no estádio. As roupas em cores ácidas das cheerleaders também foram aproveitadas em blusões com muitos fechos, em preto. Na Forum Tufi Duek o mar foi inspirador do novo designer, agora que Eduardo Pombal assumiu o estilo, depois da saída de Tufi Duek da marca, vendida para o grupo da malharia Menegotti.

Estampas e bordados de peixes deram o recado, mas os looks em preto e branco levavam o DNA da Forum Tufi Duek. Nesta quinta-feira ainda desfilaram as coleções da Huis Clos e da Cia. Maritima.