Arthur Rodrigues, Portal Terra
RECIFE - O quarteirão onde fica o Instituto Médico Legal (IML) do Recife (PE), na rua do Cobalto, bairro Santo Amaro, na região central da cidade, foi isolado no início da tarde deste sábado. O órgão se prepara para receber os corpos encontrados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha nesta manhã no Oceano Atlântico, próximo ao local onde o Airbus da Air France realizou a última comunicação antes de sua queda.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, caso haja grande demanda de corpos encontrados no mar, os cerca de 20 a 30 mortos que são encaminhados por dia ao IML serão levados para o Hospital da Polícia Militar, onde será montado um centro de perícia emergencial.
Ainda de acordo com a secretaria, se houver a necessidade de exames de DNA, os corpos podem ter que ser enviados para Brasília, devido à falta de recursos do IML no Recife.
A chegada dos corpos, cujo estado de conservação não foi divulgado pela Aeronáutica, está prevista para a manhã de domingo. Pelo menos 20 policiais militares fazem a segurança no IML e informaram que devem permanecer no local por tempo indeterminado.
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).