Saúde: meta de imunização de idosos contra gripe deverá ser atingida

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde divultou o balanço da 11º Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que termina nesta sexta-feira. Até o período da manhã, cerca de 15 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe. A campanha começou no dia 25 de abril.

O número representa 79,7% da população brasileira com mais de 60 anos. A meta do ministério é vacinar 80% dos idosos em cada unidade da federação, até o fim do dia. São 15,5 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- A gente avalia com sucesso [a campanha]. Está faltando só 0,3% da população. Foi bem sucedida, com certeza - disse a coordenadora de Imunizações do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda.

Apesar da campanha terminar hoje, o resultado oficial com o número de pessoas imunizadas contra a gripe deve ser divulgado até a próxima terça-feira, tempo suficiente para que todos os municípios lancem os dados locais sobre o número de vacinações.

- Tem município que não dispõe de sistema direto. Isso significa que eles vão concluir a campanha hoje, mas somente na segunda ou terça-feira é que eles estão lançando essas informações no sistema - explicou Maria Arindelita.

Até a última segunda, os sete estados da Região Norte eram os únicos que já haviam atingido a meta de 80% de idosos vacinados.

O Ministério da Saúde investiu R$ 162,2 milhões na compra de vacinas e na montagem da infraestrutura para a campanha deste ano, que tem como objetivo reduzir as internações e mortes de pessoas idosas durante o período de inverno.

- Nós já tivemos estudos que mostram redução de 30% (nas mortes e internações de pessoas idosas) comparando com os casos que a gente tinha nos períodos de inverno - afirmou a coordenadora.