Agentes filmados agredindo presos em MG são exonerados

Ney Rubens, Portal Terra

BELO HORIZONTE - O subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais, Genilson Zeferino, exonerou os seis agentes penitenciários que aparecem nas imagens divulgadas pelo Ministério Público do Estado agredindo detentos da cadeia de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro. As agressões aconteceram há um ano, durante uma vistoria na unidade.

No vídeo, gravado com um telefone celular, um detento leva tapas na cabeça e é enforcado. Outros presos também são agredidos com escudos e cassetetes. Uma bomba do tipo garrafão chegou a ser acesa e explodiu perto do local onde os detentos estavam sentados, seminus e com as cabeças abaixadas.

O subsecretário também afastou do cargo, até a conclusão do processo, o diretor José Xavier da Silva. Ele era diretor-geral da Penitenciária Aluízio Ignácio de Oliveira, que é sediada em Uberaba, a qual é vinculada à cadeia de Conceição das Alagoas. Para exonerar os agentes, Zeferino acatou o relatório final da Corregedoria do Sistema de Defesa Social.

A Secretaria de Defesa Social informou que todos os agentes flagrados nas imagens foram identificados e mesmo exonerados estarão sujeitos à responsabilização criminal pelas agressões.