PF prende 60 suspeitos de fraudes bancárias em 12 estados

JB Online

DA REDAÇÃO - Em operação contra quadrilhas especializadas em crimes bancários, como fraudes a contas de bancos, clonagem de cheques e cartões de crédito, a Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 60 pessoas. Cinquenta e uma pessoas somente na Região Centro-Oeste (40 em Goiás, e 11 no Distrito Federal). Outros nove suspeitos foram achados em nove estados brasileiros.

Operação Trilha

Foram mobilizados 691 policiais federais para cumprir 120 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária e 136 mandados de busca e apreensão em 12 estados e no Distrito Federal (ver lista abaixo). No Rio, a operação acontece em Volta Redonda.

Os mandados foram expedidos pelo Juiz Federal da 12ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.

As investigações, iniciadas há cerca de um ano, revelaram que integrantes da quadrilha utilizavam programas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. Estes programas eram disseminados por meio de mensagens eletrônicas falsas. Em outra modalidade, a quadrilha instalava câmeras nos terminais bancários para filmar a senha dos correntistas, ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão.

De posse dos dados bancários, os criminosos realizavam transferências de valores para contas de laranjas, compravam produtos pela internet e realizavam pagamentos de boletos bancários.

Os presos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato.