Paraná tem novo caso suspeito de gripe suína

Lúcia Norcio , Agência Brasil

CURITIBA - A Secretaria da Saúde do Paraná acompanha um novo caso suspeito de influenza A (H1N1) gripe suína em Foz do Iguaçu. Três casos estão sob monitoramento, dois em Curitiba e um na região de Foz do Iguaçu. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, o caso suspeito é de uma criança de 7 meses que está internada no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com tosse e febre elevada, após ter tido contato com uma pessoa do Paraguai. O bebê está isolado e tem quadro clínico é estável.

Segundo a assessoria de imprensa, em Foz do Iguaçu está sendo monitorado o caso de uma criança que chegou recentemente do Estados Unidos e apresenta alguns sintomas da influenza A (H1N1) gripe suína. Os casos monitorados na região de Curitiba são de uma mulher que retornou de viagem à Argentina recentemente e apresenta sintomas da doença e o de uma jovem que trabalha com estrangeiros e tem febre e dores.

O Paraná já descartou 32 casos, sendo 24 por exames laboratoriais e oito por critérios clínicos e epidemiológicos. A Secretaria da Saúde orienta que todas as pessoas que chegaram do exterior com sintomas da doença ou que tiveram contato com estrangeiros e apresentaram sintomas nos últimos dez dias devem procurar a unidade de saúde mais próxima.