Defesa Civil envia força tarefa a Estados afetados por chuva

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, vai enviar, a partir desta quinta-feira, uma força tarefa para os Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. O grupo é formado por policiais, bombeiros militares e civis da Sedec e das coordenadorias estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e Distrito Federal.

De acordo com a Sedec, o grupo é composto por técnicos altamente qualificados em gerenciamento e resposta a desastres. A secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, informou que a equipe ajudará nas ações de assistência e auxiliar as coordenações estaduais na avaliação dos danos provocados pelas fortes chuvas e enchentes que atingem parte das regiões Norte e Nordeste.

A força tarefa atuará, junto com as coordenadorias estaduais, no planejamento das ações de socorro e assistência às pessoas atingidas diretamente pelos desastres naturais. O grupo também ajudará no gerenciamento dos abrigos e na distribuição e recebimento de alimentos e água potável. A equipe orientará, ainda, as equipes das defesas civis dos Estados e municípios na elaboração dos planos de trabalho e na solicitação de recursos ao governo federal.