Brasil tem 10º caso confirmado de gripe suína

REUTERS

DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde recebeu nesta quarta-feira a confirmação de um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), que transmite a gripe suína, no estado do Rio de Janeiro. Com este, sobe para 10 o número de casos confirmados no País. Destes, oito pacientes já receberam alta.

O infectado viajou aos Estados Unidos no dia 14 de maio e retornou ao Brasil no dia 21. Após apresentar os sintomas da doença (tosse seca, cefaléia, mal estar e febre com temperatura acima de 38º), ele procurou o hospital no dia 24. O paciente está em tratamento e passa bem.

Os casos confirmados da doença foram registrados nos Estados do Rio de Janeiro (quatro), São Paulo (três), Minas Gerais (um), Rio Grande do Sul (um) e Santa Catarina (um). O Ministério da Saúde considera que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus A (H1N1), uma vez que, até o momento, foram detectados somente dois casos de transmissão dentro do território nacional.

O Ministério da Saúde acompanha 16 casos suspeitos de gripe suína em oito Estados. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Além disso, 19 casos estão em monitoramento em nove Estados.

Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de infectados aumentou para 13.398 nesta quarta-feira. De acordo com o órgão, 95 pessoas morreram contamidas pela doença em 48 países.