Ceará consegue 60 toneladas de alimentos para vítimas das cheias

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Aguiar Filho (PMDB), informou, na manhã desta segunda-feira, que 60 toneladas de alimentos arrecadadas em São Paulo devem chegar ao estado em assistência às vítimas das cheias. Segundo boletim da Defesa Civil local, mais de 200 mil pessoas foram atingidas pela força das águas, 16 mil estão desabrigadas e 12 morreram.

Segundo ele, os mantimentos foram conseguidos em atividades culturais realizadas pelo Centro de Tradições Nordestinas semana passada. Agora, o Governo do Estado está articulando a logística de transporte dessas doações, que deve envolver até o Exército como forma de garantir a chegada dos mantimentos o quanto antes e de avião. - Os nossos irmãos do Sudeste que estão um pouco melhor sabem da nossa angústia e atenderam rapidamente ao nosso apelo - afirmou Domingos.

O peemedebista lembrou que a legislação prevê a abertura de créditos extraordinários quando estados estão em emergência, situação já decretada em 23 municípios cearenses. Em seguida, cobrou agilidade na liberação dos recursos anunciados pelo Governo Federal. - Precisamos diminuir ou acabar com a burocracia. É inaceitável você ter a liberação de um recurso emergencial um ano no exercício seguinte. Não é razoável! - argumentou.