Vinte assaltantes roubam obras de arte na zona oeste de SP

Hermano Freitas, Portal Terra

SÃO PAULO - A Polícia Militar (PM) informou que um grupo de 20 homens fortemente armados levou três quadros de artistas brasileiros consagrados de uma residência particular por volta das 9h deste domingo na rua Estados Unidos, no bairro Jardim Paulista, na zona oeste de São Paulo.

Entre as telas roubadas estão os quadros "O Cangaceiro" e "Retrato de Maria", de Candido Portinari, uma pintura de Tarsila do Amaral ("Figura em Azul") e outro ainda não identificado. As obras não possuíam seguro. Além dos quadros, os assaltantes levaram jóias e dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes chegaram à residência, que pertence à ex-mulher do magnata Henry Maksoud, portando um vaso de flores e alegaram que seria uma entrega de Dia das Mães. Então renderam as seis pessoas que se encontravam no local: a dona da casa, a nora e quatro empregados.

Os assaltantes ficaram na casa por cerca de uma hora e trinta minutos e, antes de deixar a residência, ainda teriam feito um lanche. "Não acredito que sejam ladrões especializados", afirmou o delegado Celso Damasceno, do 78° Distrito Policial (Jardins). "São 'merrequeiros', levaram R$ 300 reais da carteira da dona da casa", disse.