Bahia registra 49 mortes por dengue em 2009

Agência Brasil

DA REDAÇÃO - A dengue matou 49 pessoas na Bahia neste ano, sendo que mais 100 mortes foram registradas na Secretaria de Saúde e aguardam confirmação. Até abril, foram notificados 60 mil casos da doença no Estado e 352 municípios registraram a ocorrência de dengue pelo sistema de informação da vigilância epidemiológica.

As crianças e os adolescentes até 15 anos foram as maiores vítimas da doença, com o registro de 27 mortes. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, mesmo com a quantidade de casos registrados observa-se que o Estado apresenta tendência de decréscimo, principalmente em municípios como Jequié, Itabuna, Porto Seguro, Ilhéus e na cidade de Salvador, que apresentaram 47% dos registros.

Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a secretaria determinou a aplicação de inseticida em 107 municípios do Estado e em 32 bairros de Salvador.

Sintomas

O período de incubação da doença, tempo entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas, é de três a 15 dias. Quem tiver febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda ou diminuição do apetite, náuseas e vômitos, cansaço, fraqueza, manchas e erupções na pele, principalmente no tórax e membros, ou dores musculares, nos ossos e articulações, deve procurar um médico. Qualquer um dos sintomas pode indicar a infecção.