Governo deve liberar R$ 141 mi para prevenção da gripe suína

Marina Mello, Portal Terra

BRASÍLIA - O governo vai editar, em breve, uma medida provisória liberando R$ 141 milhões para auxiliar na prevenção da gripe suína, segundo informou, nesta segunda-feira, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pena.

Segundo ele, na semana passada, foi encaminhado um pedido ao Ministério do Planejamento para a liberação dos recursos. Ele explicou que o dinheiro será utilizado na "intensificação de ações" do governo para que o mal não atinja o País.

Entre as ações, está o reforço na publicidade com informações sobre a doença, principalmente em aeroportos, e a intensificação da fiscalização em portos de todo o País.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.