Cai índice de acidentes nas estradas paulistas

Agência Brasil

SÃO PAULO - Apesar do resultado de 38 pessoas mortas e 497 feridas, o balanço dos acidentes nos 22 mil quilômetros de estradas paulistas mostra que diminuiu a violência no feriado prolongado do Dia do Trabalho em comparação a 2008. O índice de acidentes (IA), calculado sobre o número de veículos em circulação, ficou em 1% ante 1,4% no ano passado.

Foram registrados neste ano 816 acidentes durante o feriado de três dias. Em 2008, o feriado foi de quatro dias, pois a data caiu numa quinta-feira.

Segundo dados divulgados pela Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, houve redução de 28% no IA, de 16% no índice de mortos e de 10% no caso de feridos. Na avaliação da secretaria, a intensificação na fiscalização e o maior rigor na vigilância colaboraram para evitar danos maiores. No período, foram realizadas 11.475 autuações por infrações diversas de trânsito, com o registro de 469 apreensões de veículos e de 222 carteiras de habilitação. Os patrulheiros também recolheram 2.048 documentos de veículos por irregularidades e detectaram 49 casos de embriaguez.

Durante a fiscalização, os policiais prenderam 25 criminosos, seis deles foragidos da Justiça, apreenderam duas armas, drogas e recuperaram 16 veículos que tinham sido roubados. Com os criminosos foram encontrados 12 quilos de cocaína, 9 mil quilos de maconha e 5,4 quilos de outras drogas.