Chuva isola três cidades no sertão paraibano

Portal Terra

JOÃO PESSOA - Três cidades da Paraíba estão isoladas devido às chuvas que atingem o estado. O secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Sinval Pinheiros Borges, afirmou que as estradas de terra que dão acesso a Poço José de Moura, Poço Dantas e Santarém foram destruídas pela água.

Em Poço José de Moura, um vão de mais de 50 metros foi aberto pela chuva forte na estrada. Para atravessar a cratera, é preciso usar canoas, de acordo com o coronel.

Segundo o secretário-executivo, o estado tem 4,4 mil pessoas desalojadas e 1,5 desabrigadas. Pelo menos 53 açudes estão sangrando e sob monitoramento da Defesa Civil.

Até a manhã deste domingo, dez municípios haviam decretado situação de emergência: Catingueira, Patos, Sousa, Poço Dantas, Santarém, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Uiraúna, Poço José de Moura e Bernardinho Batista.

Ainda de acordo com o coronel Borges, pelo menos três pessoas morreram afogadas em barragens desde o início das chuvas. - Na euforia das águas, o sertanejo vai para essas barragens para fazer turismo. Alertamos para que as pessoas não tomem banho e não pesquem nas barragens nessa época - afirmou. A última morte registrada foi a de um jovem encontrado morto na Barragem de Pilões, em São João do Rio de Peixe.

Em Patos, a água chegou a inundar as residências em uma altura de 1,7 m. Os moradores foram resgatados por uma força-tarefe da prefeitura da cidade.

O coronel afirmou ainda que a Defesa Civil nacional disponibilizou 5 mil cestas básicas para os atingidos. Além disso, são distribuídos colchões e material para limpeza das casas alagadas.