MG decreta estado de emergência para combater gripe suína

Portal Terra

JB ONLINE - O governo de Minas Gerais decretou estado de emergência na sexta-feira para agilizar a contratação de recursos humanos e a aquisição de máscaras, luvas e medicamentos para combater a gripe suína.

Segundo o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, "Minas não vive uma situação emergencial. A situação é de vigilância permanente. O decreto nos oferece mecanismos para respondermos prontamente a uma eventualidade".

Ele anunciou, ainda, a compra de 6 milhões de máscaras, das quais 5 milhões serão para a população e 1 milhão será de máscaras cirúrgicas, para uso exclusivo dos profissionais de saúde. Deste total, 10% será adquirido pelo Estado por compra direta e estará em estoque na próxima semana. O restante será comprado por registro de preço.

A intenção é que exista uma reserva capaz de atender à demanda em caso de emergência. Não há registro de nenhum caso confirmado até o momento no Estado. A secretaria comprará também 50 mil doses do medicamento antiviral para adultos e outras 500 doses para crianças.