Número de desabrigados no PI por chuva sobe para 4 mil

Yala Sena, Portal Terra

TERESINA - Ao visitar nesta sexta-feira o dique do rio Poti, no Piauí, o governador Wellington Dias (PT) anunciou que subiu para 4 mil o número de desabrigados no Estado por causa das chuvas.

"Nos últimos três dias tivemos momentos de apreensão com a subida dos rios Poti e Parnaíba, mas a notícia positiva é que tivemos uma redução de chuvas no Maranhão, no Piauí e no Ceará que resultam na queda do volume de água da barragem de Boa Esperança (que alimenta o Parnaíba)", afirmou o governador, que visitou o dique com o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), e a Defesa Civil.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que faz o monitoramento dos rios, informou que o Poti subiu 11 m, causando mais estragos em Teresina.

Na quinta-feira, o governador decretou situação de emergência em todo o Estado. Os municípios mais castigados com as chuvas são Barras, Campo Maior, Esperantina, Caxingó, Ilha Grande, Luis Correia, Miguel Alves, Piracuruca, Joaquim Pires e Cajueiro da Praia.

O governador confirmou na visita que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, autorizou a liberação de R$ 10 milhões para construir um novo dique no rio Poti, com o objetivo de conter as águas