Veja o que abre e fecha em SP no Dia do Trabalho

Portal Terra

SÃO PAULO - Os serviços de saúde e delegacias de São Paulo (SP) funcionarão em esquema de plantão durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho, 1º de maio. Além disso, haverá esquema especial no transporte público por causa da Virada Cultural, que acontece de sábado para domingo. Veja o que abre e o que fecha na capital paulista:

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências estarão fechadas para atendimento ao público no dia 1º de maio, sexta-feira. Na segunda-feira, o expediente será normal. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 1º poderão ser pagos no próximo dia útil, sem incidência de multa.

Ônibus - Na sexta-feira, dia 1º, os ônibus funcionarão com apenas 50% da frota. No sábado e domingo, a circulação também será reduzida, mas com 60% dos veículos nas ruas. Excepcionalmente, devido à Virada Cultural, que acontece também neste fim de semana, a SPTrans informou que o benefício do Bilhete Amigão, que dá direito a usar quatro conduções pelo preço de uma no período de oito horas, valerá ininterruptamente durante todo o feriado prolongado.

Metrô - Na sexta-feira, dia 1°, o Metrô vai operar com frota reduzida, em tabela de domingo. A partir da manhã de sábado, devido à Virada Cultural, vai funcionar ininterruptamente nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Na linha 5-Lilás, os trens circularão em horário estendido, até a 0h de sábado. Segundo a assessoria do Metrô, a compra de bilhetes também funcionará normalmente durante toda a virada.

Trens - Na sexta-feira, dia 1°, os trens da CPTM vão operar com intervalos maiores, de acordo com a escala de domingo. Durante sábado e domingo, a operação é a habitual para esses dias. Para a Virada Cultural, a CPTM vai operar com trens extras para atender às possíveis demandas na madrugada de sábado para domingo. As estações estarão abertas somente para desembarque. Os embarques serão permitidos apenas nas estações de integração com o Metrô: Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda.

Delegacias - De acordo com a Secretaria de Segurança Pública Estadual, as delegacias funcionarão em esquema de plantão durante todo o feriado prolongado, com atendimento normal à população.

Correios - Na sexta-feira, 1º de maio, haverá expediente apenas na agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, das 7h30 às 22h30. No sábado, o atendimento é normal das 8h às 12h nas agencias que costumam abrir neste dia. No domingo, funcionará apenas a agência do aeroporto, das 7h30 às 22h30.

Saúde - Os hospitais municipais e estaduais funcionarão durante todo o feriado prolongado em esquema de plantão, com atendimentos emergenciais nos seus pronto-socorros, mas sem consultas ambulatoriais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde permanecerão fechadas entre sexta-feira e domingo. Com exceção das unidades 24 horas, que funcionarão ininterruptamente durante todo o feriado prolongado, os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) fecharão apenas no domingo, dia 3.

Comércio - Segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas), o funcionamento das lojas no feriado do Dia do Trabalho será facultativo, mediante autorização do sindicato. No sábado e domingo, as lojas abrirão de acordo com o esquema padrão para esses dias.

Feiras livres - Segundo a prefeitura, as feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Educação - No feriado, as escolas não funcionarão. Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão apenas para as atividades culturais e esportivas e também para eventos da Virada Cultural.

Esportes - Todos os Clubes da Cidade abrirão para as atividades esportivas e de recreação, nos horários habituais.

Água - A Sabesp informou que sua central de atendimento funcionará 24 horas durante todos os dias do feriado prolongado, atendendo aos casos emergenciais. O número é 195.

Luz - A AES Eletropaulo vai manter o atendimento ao público nas suas centrais de emergências e comerciais durante todos os dias do feriado, com atendimento 24 horas. O telefone para contato é 0800-7272196.