Portal Terra
PORTO ALEGRE - A Polícia Federal (PF) iniciou nesta manhã uma operação contra uma quadrilha que fraudava a Previdência Social no Rio Grande do Sul. Às 8h20, dos 10 mandados de prisão temporária expedidos nas cidades de Novo Hamburgo, Estância Velha, Gravataí, Capela de Santana, Cachoeirinha e Viamão, nove haviam sido cumpridos. Participam da ação 84 agentes, que cumprem ainda 14 mandados de busca e apreensão.
A investigação começou em fevereiro deste ano. Segundo a PF, o grupo obtinha informações sobre precatórios e requisições de pequenos valores (RPV), referentes a ações na Justiça contra a Previdência, em sites públicos. Os suspeitos falsificavam documentos de identificação dos impetrantes da ação e, com os papéis em mãos, se apresentavam à Caixa Econômica Federal para realizar os saques.
A PF não fez uma estimativa do prejuízo que teria sido causado pelo grupo, mas afirmou que os saques eram de R$ 10 mil, em média.
Os envolvidos com a fraude poderão responder na Justiça por estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento público, uso de documento falso e formação de quadrilha.