Portal Terra
SÃO PAULO - Uma pesquisa feita com 550 garçons e afins em 180 hotéis, bares e restaurantes da cidade de São Paulo indicou que 81% dos entrevistados aprovam a lei que proíbe as áreas de fumantes e permite que cigarros só sejam consumidos ao ar livre e nas ruas. O levantamento, encomendado pelo sindicato da categoria, foi feito entre os dias 9 e 11 deste mês pelo Vértice Pesquisas de Opinião. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Mesmo entre os profissionais fumantes, a aprovação da nova legislação, que ainda terá de ser sancionada pelo governador José Serra (PSDB), chegou a 60%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ainda segundo o jornal, 61% dos entrevistados afirmaram que a proibição não vai provocar demissões no setor, um dos argumentos dos sindicatos patronais contra a legislação.
Edson Pinto, diretor da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) afirmou que outra pesquisa indicou que 85% dos frequentadores são a favor da criação de fumódromos. Marcus Vinícius Rosa, diretor da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) disse desconhecer a aprovação da lei no setor e que o garçom, como empregado, não tem como avaliar a questão.