Incêndio já destruiu 2 mil hectares do Parque Nacional de Ilha Grande

Agência Brasil

CURITIBA - Equipes do Corpo de Bombeiros do município de Altônia (PR) retomaram na manhã de hoje os trabalhos para conter o incêndio que já destruiu cerca de 2 mil hectares do Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, a cerca de 700 quilômetros de Curitiba. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Altônia, Gerson Amarildo de Oliveira, o dia amanheceu com forte nevoeiro, impedindo a visão das chamas, e não há como chegar mais perto do local do incêndio.

- O fogo atinge há dois dias uma área de banhado, que tem um tipo de vegetação que nasce com profundidade, sobe até a superfície e gera um broto de até 1,5m de altura, que é onde o fogo está se alastrando. A vegetação está seca, há quase três meses não chove - disse o comandante à Agência Brasil.

Segundo ele, por enquanto, não há risco para a fauna, pois há rota de fuga e os animais do parque não estão encurralados. Oliveira disse que os bombeiros estão roçando a vegetação, para evitar que os focos se alastrem ainda mais. De acordo com ele, a expectativa é que a chuva ajude a apagar o fogo nos próximos dias. Entretanto, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não há previsão de chuvas na região até o próximo domingo e as temperaturas no local permanecem em torno de 30 graus centígrados.

O Parque Nacional de Ilha Grande é constituído por 119 ilhas e ilhotas fluviais que somam 78.875 hectares e está localizado entre os estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul.