Espírito Santo registra segundo caso suspeito de gripe suína

Eliana Gorritti, Portal Terra

VITÓRIA - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Espírito Santo confirmou a segunda vítima suspeita de ter contraído a gripe suína. É uma estudante de 19 anos, moradora de Vitória, que chegou recentemente de Nova York, nos Estados Unidos.

Ela apresenta os sintomas comuns à doença: febre alta, dor no corpo e dificuldade respiratória. A jovem foi internada na noite de terça-feira no Vitória Apart Hospital, em Carapina, na cidade de Serra, município da Grande Vitória, e está em uma área de isolamento. O hospital é a unidade de referência para atendimento de casos suspeitos de gripe suína.

Com mais esta notificação, o Espírito Santo investiga dois casos suspeitos da infecção. O outro caso, também confirmado pela Sesa, é o de um homem de 32 anos, que esteve nos Estados Unidos.

Ele viajou por três Estados americanos - Miami, Nova York e Chicago. Ainda durante a viagem, manifestou sintomas da doença, como febre alta, dores no corpo e secreções.

O homem também foi encaminhado ao Vitória Apart Hospital, onde foi submetido a exames e liberado para permanecer em casa com o uso da máscara e, por enquanto, afastado da família. O resultado dos exames deve sair nesta quinta-feira.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.