Agência Brasil
DOHA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que não é possível o mundo continuar insensível ao sofrimento do povo palestino e pediu que o novo governo de Israel se comprometa com o processo de paz.
- Não é possível que, depois de tantos anos de negociações freqüentemente interrompidas por ações militares, não tenhamos ainda um Estado palestino coeso e economicamente viável. É importante que o novo governo de Israel se comprometa firmemente no processo de paz, com base nos acordos anteriormente alcançados - afirmou Lula, ao discursar na abertura da 2ª Cúpula América do Sul-Países Árabes, em Doha, capital do Catar, em que participam 34 países sul-americanos e árabes.
Lula disse também que há - teses e mitos que tentam envenenar a atmosfera mundial - depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. - Não faltaram aqueles que imaginaram que existia uma incompatibilidade entre o Islã e os valores da democracia, defenderam um choque de civilizações, que ignorava a contribuição incalculável da tradição de tolerância árabe - disse Lula.