Portal Terra
FLORIANÓPOLIS - O governo de Santa Catarina enviou um projeto à Assembleia Legislativa que prevê a redução da área de preservação ambiental ao longo de rios e cursos d'água em zonas rurais. A proposta é apoiada por produtores rurais e criticada por ambientalistas, que temem que a medida possa causar novas tragédias como as enchentes e desmoronamentos que mataram 135 pessoas no final do ano passado. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Ainda segundo o jornal, o projeto vai contra o Código Florestal Brasileiro. Enquanto o projeto define que rios com menos de 5 m de largura tenham faixa de preservação de 5 m em regiões rurais, o código determina a mesma faixa de preservação, mas com 10 m.
O jornal afirmou também que o promotor Luís Eduardo Couto defendeu que a proposta pode ser derrubada por ser inconstitucional. O deputado Romildo Titon (PMDB), relator do projeto, alegou, de acordo com a Folha, que "não há condições de o setor produtivo sobreviver" se a atual legislação continuar.