FNDE faz pesquisa sobre transporte escolar hidroviário

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está ouvindo as prefeituras sobre a situação do transporte hidroviário dos alunos da rede pública de todo o país. Os gestores municipais que transportam estudantes por via fluvial ou marítima devem responder e enviar o questionário disponível no site do FNDE até o dia 9 de abril.

Com o resultado da pesquisa, o Ministério da Educação (MEC) pretende identificar o número de alunos transportados em embarcações, os municípios que utilizam esse tipo de transporte, a quantidade de rotas, a duração dos percursos e o tipo das embarcações utilizadas.

Entre as ações do FNDE para o transporte escolar hidroviário, está a elaboração de critérios para a construção de embarcações destinadas exclusivamente ao transporte de estudantes, que servirão ao Programa Caminho da Escola.

De acordo com o coordenador dos Programas de Transporte Escolar do FNDE, José Maria de Souza, a pesquisa vai mostrar quais são os municípios que necessitam de embarcações.

- Nosso objetivo é conhecer a realidade do transporte escolar por meio de embarcações e, a partir disso, identificar os municípios que podem ser beneficiados com barcos do Caminho da Escola - afirmou.

Até o fim do ano, a estimativa é de que sejam entregues à população cerca de mil barcos pequenos. A construção de dois será de responsabilidade da Marinha e eles terão a estrutura de uma sala de aula para 50 alunos.