Defesa Civil alerta para chuva forte em 12 Estados e no DF

Portal Terra

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou, nesta terça-feira, alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rondônia, Tocantins, Roraima, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal.

Pelo menos até quinta-feira, a presença de áreas de instabilidade mantém as condições de pancadas de chuva em Minas Gerais, norte e noroeste de São Paulo, Espírito Santo e norte e noroeste do Rio de Janeiro. A Defesa Civil alerta que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, raios e rajadas de vento.

Áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no oeste, noroeste, sudoeste e sul da Bahia pelo menos até quinta-feira.

Entre hoje e quinta-feira, a presença de áreas de instabilidade tropicais mantém as condições de pancadas de chuva em Rondônia, Tocantins, Roraima, Amazonas, Acre, em boa parte do Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas com possibilidade de alagamento e encostas e morros que apresentem riscos de deslizamentos.