Ibama fecha criadouro com mais de 300 aves silvestres em SP

Portal Terra

SÃO PAULO - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) fechou na manhã desta quinta-feira um dos maiores criadouros do estado de São Paulo, em Charqueada, a 195 km da capital. A Operação Bico Torto vai retirar cerca de 300 aves silvestres, muitas delas ameaçadas de extinção, que estão irregularmente no criadouro.

Entre as aves, estão araras-azuis, papagaios-charão e ararajubas, animais apreciados por traficantes de animais. A operação deve se estender até o início da tarde, quando as aves serão levadas para um centro de triagem de animais em Botucatu e depois para outros criadouros e zoológicos em situação regular.

O criadouro, cujo nome fantasia é Tribo das Aves, pertence à docente da Universidade de São Paulo (USP) Jocelem Mastrrodi Salgado. Desde 2002, a proprietária tem sido notificada a apresentar documentação de origem dos animais, bem como a indicar o destino dado a aves que sumiram.

Entre as irregularidades mais graves, está o recebimento de mais de 200 aves sem autorização do Ibama e acompanhadas de documento fraudado. A proprietária será autuada e deverá responder a processo criminal. O valor do auto será divulgado após a retirada e conferência de todos os animais.