Após caos de ontem, previsão é de mais chuva para São Paulo

Portal Terra

SÃO PAULO - Depois de passar por uma tarde com praticamente toda a cidade de São Paulo sob o estado de alerta por conta das fortes chuvas, a capital amanheceu nesta quarta-feira com tempo nublado. No entanto, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) prevê novas pancadas de chuva para esta tarde.

Ontem, São Paulo registrou o maior índice de congestionamento de 2009. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade teve 200 km de lentidão, às 18h55. Anteriormente, o recorde era de 188 km, registrado no dia 6 de março.

Por volta das 21h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava ainda 32 pontos de alagamento ativos. Durante toda a tarde, foram mais de 50 registros de pontos alagados, dos quais pelo menos 20 eram intransitáveis.

A Subprefeitura do Ipiranga, na zona sudeste da cidade, colocou a região em estado de alerta às 16h15 por conta do transbordamento dos córregos Ipiranga e Ribeirão dos Meninos.

A forte chuva deixou diversos bairros da capital sem energia elétrica. Segundo a AES Eletropaulo, foram afetados, principalmente, trechos dos bairros de Casa Verde, na zona norte, Pirituba e Pinheiros, na zona oeste, Vila Clementino, Jardim Aeroporto, Planalto Paulista, na zona sul, e a região central, além de pontos espalhados pelo Grande ABC.

O centro de São Bernardo do Campo ficou debaixo d'água por mais de uma hora, com as principais vias da cidade, avenidas Faria Lima, Jurubatuba e Marechal Deodoro, alagadas.

O Paço Municipal, onde se localiza a prefeitura da cidade, e seu entorno ficaram inundados e o tráfego sentido Santo André ficou interditado até as 17h30.

A chuva também alagou o pátio da Ford, em São Bernardo do Campo, atingindo veículos novos. Os carros são do modelo Ford Ka, produzidos na fábrica do município.

Em Santo André, a chuva alagou a estação de trem Prefeito Celso Daniel, no centro da cidade. O trânsito ficou parado na região e as linhas de ônibus e trens não conseguiam circular.

São Caetano do Sul sofreu com a enchente que invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Os moradores ficaram ilhados à espera de ajuda.

A rodovia Anchieta, que liga São Paulo ao litoral sul do Estado, teve as pistas norte (sentido capital) e sul (sentido litoral) bloqueadas devido ao transbordamento do Ribeirão dos Couros, na altura do km 13 da via.