Defesa alerta para chuva forte em 7 Estados e no DF

Portal Terra

SÃO PAULO - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Bahia, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Nordeste e Sudeste

Nesta terça-feira, áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no oeste de Pernambuco, na Paraíba, no oeste e noroeste da Bahia, e no nordeste, Vale do Paraíba e na Grande São Paulo. Em alguns momentos, segundo a Sedec, a chuva pode ser de forte intensidade, principalmente no interior da Paraíba. Em São Paulo e na Bahia, a chuva será acompanhada de raios. Amanhã, o alerta é válido para o sudoeste e sul da Bahia.

Sul

A passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sul organiza áreas de instabilidade que provocam, hoje, pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Há risco de temporais isolados com chuva forte, raios e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, especialmente no litoral sul, Planalto Sul, meio-oeste e oeste catarinense. Não está descartada a ocorrência de granizo localizado.

Centro-Oeste

Nesta terça e quarta-feira, áreas de instabilidade voltam a provocar pancadas de chuva em Goiás e no Distrito Federal. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhadas de raios.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.