Pesquisa aponta redução de crimes de motivação econômica em SP

Agência Brasil

SÃO PAULO - Os crimes de motivação econômica roubos, furtos e estelionato, entre outros estão em queda na cidade de São Paulo. Essa foi a conclusão da pesquisa Evolução da Vitimização em São Paulo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e divulgada nesta segunda-feira.

O estudo comparou os dados levantados em entrevistas domiciliares realizadas em 2003 e 2008. Os crimes com maior redução foram roubo de veículos, furtos de objetos pessoais e estelionato, que caíram mais de 10%.

De acordo com o cientista político da Universidade de São Paulo (USP) Leandro Piquet, a queda no número de crimes é uma tendência específica de São Paulo. Segundo ele, isso ocorreu por causa da redução do número de homicídios, que tem reflexo sobre outros delitos.

- Vejo São Paulo em uma posição muito mais confortável do que os outros estados. É o único estado com uma redução significativa no número de homicídios. E o homicídio tem um reflexo significativo no sistema criminal e de segurança pública- disse Piquete. Ele atribui os resultados principalmente à ação policial ostensiva.