Seminário discute representação das mulheres nos espaços de poder

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje do seminário 'Mais Mulheres no Poder: uma Questão da Democracia'. O encontro será aberto às 18h no auditório central do memorial JK, em Brasília. O evento, que continua amanhã no Salão Oeste do Palácio do Planalto, vai debater a representação das mulheres nos espaços de poder e decisão, democracia e reforma política.

Na abertura, a secretária especial de Políticas para as Mulheres (SPM), ministra Nilcéa Freire, lançará o Prêmio Mais Mulheres e o Observatório Brasil da Igualdade. A iniciativa vai reunir grupos de trabalho que farão monitoramento e análises sobre indicadores de políticas públicas, comunicação e mídia e legislação.

Na primeira etapa, o foco dos grupos de trabalho será o tema Mulheres, Poder e Decisão. Todas as informações poderão ser acompanhadas em uma página na internet, que será criada para o observatório.

Além da secretaria, instituições não-governamentais, universidades, agências internacionais e representantes da sociedade civil vão compor o grupo. O observatório é inspirado em uma iniciativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, cujo objetivo é disseminar informações sobre as desigualdades de gênero e dos direitos das mulheres.