Príncipe Charles e Camilla visitam o Congresso

Agência Senado

BRASÍLIA - Herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles e sua mulher, Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha, serão recebidos, nesta quarta-feira, pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer. Mudanças climáticas, desmatamento da Amazônia e proteção do meio ambiente devem ser os temas predominantes na conversa. Esses são assuntos priorizados pelo Reino Unido e de interesse pessoal do príncipe desde que era estudante.

No ano passado, a organização não-governamental Prince's Rainforests Projects, criada em 2007 por Charles, criou um site para acelerar a identificação de problemas e a busca de soluções para combater o desmatamento no planeta. Esse site, que denuncia, em frações de segundos, cada metro quadrado de floresta tropical destruído na Terra, pretende ampliar o conhecimento mundial de iniciativas em favor dessas florestas e orientar as pessoas sobre formas individuais de protegê-las.

O príncipe Charles e Camila, que embarcam hoje no Chile com destino ao Brasil, visitarão, nos próximos dias, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Santarém (PA). De acordo com a embaixada britânica, durante a estada no Brasil, se reunirão com líderes empresariais brasileiros e britânicos, a fim de aproveitar a experiência da comunidade de negócios no combate às mudanças climáticas. Depois irão para o Equador.

Esta é a quarta visita de Charles ao Brasil e a primeira na companhia de Camilla. Ele já esteve aqui em 1978, 1991 e 2002. Em comunicado, o embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, disse que o Reino Unido e o Brasil são parceiros naturais em questões relacionadas ao clima.