Parlamentares pró-Battisti pedirão apoio a Tarso Genro

Agência Câmara

BRASÍLIA - Parlamentares que apoiam a permanência do italiano Cesare Battisti no Brasil se reúnem nesta terça-feira, às 14h30, com o ministro da Justiça, Tarso Genro.

A iniciativa é uma ação coordenada pelo Comitê pela Libertação de Cesare Battisti de influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento que definirá a permanência ou a extradição do italiano.

Na quinta-feira passada, integrantes das comissões de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e do Senado se reuniram para reiterar o apoio ao italiano. O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos participantes da reunião, argumentou que o próprio judiciário italiano reconhece que os crimes que pesam contra Battisti são políticos e lembrou que a Itália estava sob um "regime de exceção", durante o qual o próprio governo teria desrespeitado a legislação vigente. Mas o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) considera "difícil" convencer os ministros do STF, porque o tribunal estaria sob um "viés mais conservador" e pelo fato de a extradição de Battisti não ser um assunto de impacto popular.