Chuva forte deve atingir grande parte do país nesta segunda

Portal Terra

BRASÍLIA - A semana deve começar com chuva forte em grande parte do país. As regiões mais atingidas devem ser o nordeste de Santa Catarina, leste do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, além do sudoeste de Goiás. Em algumas áreas, as pancadas de chuva deverão vir acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e eventual queda de granizo. As informações são do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Há possibilidade de chuva forte a qualquer hora do dia na faixa que vai de Santa Catarina ao nordeste e litoral do Rio Grande do Sul. Na faixa litorânea entre os dois estados também há possibilidade de ocorrer acumulados de chuva significativos. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o sol deve aparecer entre nuvens e há possibilidade menor de ocorrência de pancadas de chuva.

No Sudeste, o sol deve voltar a predominar nesta segunda-feira, segundo informações da Climatempo. Nestas áreas e no norte do Rio de Janeiro não há previsão de chuva. Já em São Paulo e no Triângulo Mineiro, o sol deve aparecer, mas pode chover no começo do dia e a partir da tarde.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, a capital paulista amanheceu com temperaturas em torno dos 21ºC. A máxima deve chegar aos 30ºC. O sol deve predominar durante a manhã, mas o rápido aumento da temperatura deve provocar chuva forte à tarde.

Na região Centro-Oeste, no oeste da região Nordeste e região Norte do país as pancadas de chuva serão típicas de verão e deverão ocorrer de forma isolada. Pancadas fortes de chuva persistirão apenas sobre o Maranhão.