Dia Internacional da Mulher é lembrado no Congresso

Agência Senado

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney, abriu a sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A homenagem acontece no Plenário do Senado.

Durante a sessão, foi entregue o Prêmio Bertha Lutz a cinco personalidades femininas que prestaram relevantes serviços para a garantia dos direitos da mulher e em questões de gênero em 2008.

Foram agraciadas a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha; e a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Nesta sétima edição do prêmio Bertha Lutz, o conselho homenageou in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso, que morreu em 24 de junho de 2008. A homenagem póstuma tem sido prestada nas três últimas edições do prêmio. Em 2007, o Conselho homenageou a irmã Dorothy Stang e, no ano passado, Leocádia Prestes, mãe de Luiz Carlos Prestes.