Tadeu Filippelli é eleito para presidir CCJ

Agência Câmara

BRASÍLIA - O deputado Tadeu Filippelli (PMDB-DF) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em substituição ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Também foram eleitos: Eliseu Padilha (PMDB-RS), como 1º vice-presidente; Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), como 2º vice; e Mainha (DEM-PI), como 3º vice. Filippelli afirmou que uma de suas prioridades será a reforma política. Ele disse também que vai imprimir o mesmo ritmo de trabalho do seu antecessor.

Engenheiro elétrico formado pela Universidade de Brasília, Filippelli, 59 anos, começou a carreira política como deputado distrital, eleito pelo PP, e exerceu o mandato de 1995 até 1998.

Desde 1995 integra o PMDB, partido pelo qual foi eleito deputado federal nas últimas três legislaturas. Licenciou-se do mandato de 1999 a 2003 para chefiar a Secretaria de Infraestrutura e Obras do Distrito Federal, e de 2003 a 2007 para exercer o cargo de secretário de Estado Chefe da Agência de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do DF.

Também formado em Administração, Filippelli foi administrador regional da cidade de São Sebastião (DF) e presidiu a Sociedade de Habitações de Interesse Social (SHIS), no âmbito do governo do DF.

Na Câmara, foi titular das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Viação e Transportes, e também atuou nas comissões especiais de Segurança Pública, Guardas Municipais, Estatuto de Igualdade Racial, Licitações e Contratos, além de ter participado da CPI da Tortura e Maus-Tratos.