Confira a previsão do tempo para todo o país

Portal Terra

BRASÍLIA - Neste domingo, deve chover em muitos municípios do Nordeste, como resultado de diversos fatores, tais como a posição da zona de convergência intertropical mais ao sul, as instabilidades que formam ao longo da costa norte e que propagam para o interior do continente, e também pelas nebulosidades que chegam do leste.

Segundo a Climatempo, o Norte, assim como Mato Grosso, pode continuar sob atuação de instabilidades geradas pelo calor e umidade e, no Sul, um sistema de baixa pressão se desenvolve no Uruguai, avançando pelo sul do Rio Grande do Sul. Esta situação deve manter a circulação da alta pressão nos Estados do Sudeste, e também no Mato Grosso do Sul e Goiás, mantendo o tempo mais aberto.

Nordeste:

Neste Domingo de Carnaval, áreas de instabilidade tropicais devem espalhar muitas nuvens por quase todo o Nordeste. Várias pancadas de chuva podem ocorrer durante o dia, na maioria das áreas.

O dia segue nublado, com risco de chuva forte, no litoral, na zona da mata e no agreste dos Estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. Pode chover forte inclusive nas capitais.

No Maranhão e no centro-norte do Piauí, inclusive em Teresina, o domingo também deve seguir nublado, com pancadas de chuva e aberturas e sol. Pode chover forte. Nas demais áreas de todos estes estados e no norte da Bahia, as pancadas de chuva podem ocorrer junto com períodos de sol. O sol fica forte o dia todo nas outras regiões da Bahia, onde as pancadas de chuva devem acontecer de forma rápida.

Sudeste:

O ar continua muito quente no Sudeste. Todos os estados devem ter um dia de sol e calor. Com o aquecimento, as nuvens podem aumentar ao longo do dia e, a partir da tarde, provocam pancadas de chuva, mas que devem ocorrer em pequenas áreas e de forma rápida. Na cidade do Rio de Janeiro, não deve chover na hora dos desfiles das Escolas de Samba. O mar pode seguir baixo nas praias, com ondas de no máximo 0,5 m.

Norte:

Áreas de instabilidade tropicais podem se intensificar sobre a região. No Amapá, no Pará, no norte do Tocantins, no centro-leste e nordeste do Amazonas, incluindo Manaus e em Rondônia, o dia fica nublado, com aberturas de sol e pancadas de chuva que podem ser fortes.

Em Roraima, o sol deve aparecer forte e pode chover só no sul do Estado, na divisa com o Amazonas. Nas demais áreas da região, o sol aparece junto de muitas nuvens e também devem ocorrer pancadas de chuva.

Sul:

Neste domingo, uma frente fria pode passar ao largo do litoral do Rio Grande do Sul. A presença deste sistema e o ar muito abafado e úmido que está sobre o Sul do Brasil favorecem o crescimento de nuvens carregadas em todos os Estados.

Quase toda a região deve ter sol na maior parte do dia, com gradual aumento de nebulosidade. Na fronteira com o Uruguai, pode ocorrer apenas aberturas de sol de pela manhã, entre muitas nuvens, com possibilidade de chuva.

À tarde e à noite, há previsão de pancadas de chuva em todo o Sul do Brasil, com risco de temporais especialmente no Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná também podem ter fortes pancadas de chuva.

Centro-Oeste:

Neste domingo, o ar ainda fica relativamente seco no Centro-Oeste. Em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, em Cuiabá e em quase todo o Mato Grosso, o sol deve aparecer forte e pode fazer muito calor.

Algumas nuvens crescem no decorrer do dia e devem provocar rápidas pancadas de chuva à tarde e no começo da noite. O tempo pode ficar um pouco mais carregado, com pouco sol e chuva a qualquer hora do dia, apenas no norte de Mato Grosso.