Lula aponta papel de obras públicas na reeleição de prefeitos

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que nas últimas eleições muitos gestores municipais foram reeleitos porque seus municípios têm obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o presidente, 40% dos prefeitos foram reeleitos.

- Os prefeitos nunca tiveram nas suas cidades a quantidade de políticas sociais e obras públicas como tivemos nos últimos anos por conta do PAC - afirmou Lula durante a abertura do encontro esta tarde no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

De acordo com o presidente, pelo menos 5,2 mil municípios têm obras em andamento vinculadas à União, governos dos estados ou prefeituras.

Durante o discurso, Lula garantiu que não haverá cortes nos investimentos do PAC por conta da crise financeira e pediu aos prefeitos que as obras do Programa sejam executadas em dois turnos de trabalho a fim de gerar mais empregos.

- Precisamos criar os empregos que as empresas podem fechar - disse o presidente, que usava uma tala imobilizando a mão esquerda por causa de dores que vem sentindo desde ontem no polegar.

Lula terá nova participação ainda hoje no evento durante um painel sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes coordenado pela primeira dama Marisa Letícia. O painel foi aberto a pouco pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e terá também a participação dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), Paulo Vannuchi.

O Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas reúne até amanhã aproximadamente 3,5 mil prefeitos eleitos em outubro de 2008. Além do presidente Lula, participaram hoje do encontro vários ministros e presidentes de bancos públicos como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).